Bichon Bolonhês

Bichon Bolonhês

País de Origem: Itália
Grupo FCI: Cães de companhia
Tamanho: Pequeno (25 – 30 cm)
Peso: 2.5 – 4 kg
Esperança de vida: 12 a 14 anos
Cor: Branco

 

Breve história da raça

A origem do bichon bolonhês é confundida com a dos Malteses, porque os seus ancestrais distantes são os mesmos cãezinhos mencionados em latim por Aristóteles (384-322 A.C.) com a denominação de canes melitenses. O bolonhês, já conhecido na era romana aparece mais especialmente entre os presentes muito apreciados, que foram feitos durante toda uma época pelas pessoas de poder daquela altura. Cosimo de Medici (1389-1464) trouxe nada menos que oito para Bruxelas como presente para belgas nobres. Filipe II, rei da Espanha 1556-1598, após ter recebido dois como um presente do Duque d’Este, agradeceu por escrito, e disse: ” Esses cãezinhos são os presentes mais reais que alguém pode dar a um imperador”. Bolonheses são representados em pinturas de Ticiano, Pierre Breughel chamou le Vieux e Goya.

Temperamento

Os Bichon Bolonhês são por norma muito serenos, geralmente não muito ativos. São brincalhões, e alegres.
São muito fieis ao seu dono e pessoas da casa, por isso, têm dificuldade em ficar sozinhos. Pode ser um pouco reservado quando conhece alguém.

Cuidados

A pelagem é longa e não é encaracolada mas deve ser escovado o pelo diariamente e mantê-lo longo, sem cortar. 
Como mencionado o Bichon Bolonhês é fiel ao dono, e muitas vezes é um cão carente, por isso necessita de companhia, e de passeios diários. 

Saúde

Esta raça raramente apresenta problemas de saúde, no entanto, os problemas mais diagnosticados na raça são Luxação patelar, Atrofia progressiva da retina, Cataratas, e Displasia do quadril. Pode sofrer também de infecções na pele, especialmente por baixo das orelhas, na região perianal, por baixo das axilas, entre os dedos e em outros lugares que podem ter dobras na pele. 

Preço

O valor do Bichon Bolonhês depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais, etc).
Não compre nenhum cão em anúncios de facebook ou olx! Pode verificar neste artigo como escolher um bom criador: Comprar um cão: Como escolher um bom criador.

 

Deixe uma resposta